Carros de competição da Cadillac mudaram muito nos últimos 67 anos
Fundada em 1902 por Henry M. Leland, a Cadillac já existe há mais de um século: 115 anos, mais concretamente. Nesse período de tempo a marca que pertence à General Motors (GM) entrou em muitas corridas e criou vários modelos de competição, que como seria de esperar sofreram evoluções radicais com o avançar das décadas.
Este protótipo, que foi apelidado pela imprensa francesa de "Le Monstre", foi um dos dois Cadillac Coupe DeVille Series 61 que Briggs Cunningham alinhou à partida da edição de 1950 da mítica prova de resistência gaulesa. Mas se um dos modelos foi mantido com configurações próximas das de fábrica, o outro (que vemos acima) foi modificado pela Grumman Aircraf de forma a contar com uma carroçaria em alumínio que oferecesse menos resistência ao ar e que, como tal, garantisse uma maior velocidade de ponta.
Agora, quase 70 anos depois, as diferenças para o presente são muitas e Jordan Taylor pôde percebe-lo. "Quando cheguei ao topo da curva e olhei para o DPi-V.R no interior pensei que ia cair do carro. A falta de segurança nesta altura e a falta de suporte em torno do piloto eram incríveis", começou por dizer Taylor.
Tal como o actual DPi-V.R, o Le Monstre conta com um bloco V8 da Cadillac. Mas as semelhanças acabam aí. O V8 do DP-i-V.R tem 6.2 litros e debita 580 cv de potência. Já o motor V8 do Series 60 tinha 5.4 litros com 160 cv.
Recorde-se que o Le Monstre faz parte da colecção Collier no The Revs Institute, em Nápoles, na Flórida, que fica a cerca de quatro horas de distância do Daytona Motor Speedway.